Este ano, o prazo previsto para enviar a declaração de imposto de renda iniciou no dia 7 de março de 2022 e seguiu até o dia 31 de maio de 2022. Depois que o calendário oficial sobre a declaração do imposto de renda 2022 finalizou, foram diversas pessoas que não declararam e que nem estavam com todos os documentos em mãos, às vezes nem sabiam quais eram todos os documentos necessários para declaração de imposto de renda. O despreparo pode ocorrer por diversos fatores, como a dificuldade de reunir todos os documentos de última hora e perdendo o prazo por não possuir mais tempo, isso acarretará problemas com a Receita Federal depois.
Devido a isso, é essencial que os contribuintes já saibam quais são os documentos necessários para declaração de imposto de renda para começar a reuni-los e organizá-los, sendo assim consiga entregar os comprovantes dentro do prazo na próxima data para a Receita Federal.
Como funciona a declaração do Imposto de Renda?
A declaração do imposto de renda é uma das maiores obrigações dos cidadãos brasileiros, o imposto de renda serve para declarar à Receita Federal as despesas, ganhos e para fazer esse recolhimento de dados, onde também são recolhidas informações como os impostos que foram exercidos ao longo do ano.
O imposto de renda deve ser recolhido mensalmente. Além disso, também existe uma obrigação realizada anualmente, é uma forma da Receita Federal investigar se o contribuinte está pagando um valor relativo imposto em relação ao seu salário ou rendimento.
Veja mais detalhadamente: documentos necessários para declaração de imposto de renda:
É necessário que os contribuintes separem todos os documentos necessários para declaração do imposto de renda, pois a falta ou atraso deles podem ocasionar em penalidades, desde leves como pesadas, então é necessário fazer o quanto antes para evitar uma multa. Contudo, veja mais detalhadamente os documentos necessários para declaração de imposto de renda:
- Documentos pessoais (RG, CPF, comprovantes de residência e dados bancários)
- Comprovante de rendimentos (as empresas devem fornecer este documento)
- Comprovante com despesas médicas (necessário ter nome, endereço, CPF/CNPJ do prestador, data e assinatura do médico)
- Comprovantes de despesas relacionadas a ensino
- Extrato de previdência privada
- Comprovantes e documentos do plano de saúde
- Comprovante de veículos e imóveis, até mesmo financiados
- Recibos de pagamento ou recebimento de aluguel
- Comprovantes de doações
- Comprovante de rendimentos e de aplicações ou extrato de aplicações
- Para empresas, é necessário conter contrato social das empresas as quais é sócio
- Extrato do carnê-leão, se o contribuinte for autônomo
- Documentação de consorcios contemplados ou não
O que fazer para corrigir documentação errada?
Algo que parece difícil de acontecer, mas devido a toda a preocupação e atenção que é necessária, atualmente, boa parte das pessoas só percebem os erros no momento estopim, ou seja, na hora em que a documentação é enviada, parece desesperador só perceber esse tipo de coisa depois de enviar, mas antemão, é possível corrigir, para corrigir é necessário enviar uma declaração retificadora à Receita Federal.
Segundo o Órgão Nacional: “Retificar significa corrigir, consertar. Se, após a apresentação, você encontrar erros ou constatar que a declaração apresentada está incompleta, faça a retificação. A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.”
Para que esse tipo de erro não ocorra, o auxílio de um contador é essencial. Quando o processo é realizado da maneira correta, a partir do envio de todos os documentos necessários, é só acompanhar o processo. Aqui na Digiconts estamos totalmente disponíveis no auxílio de separação dos documentos necessários para declaração de imposto de renda.
Esse texto faz parte da missão da Digiconts de deixar o conhecimento contábil acessível no mundo empresarial. Somos uma empresa de contabilidade digital para empresários digitais, nosso objetivo é manter sua empresa regularizada e economizando impostos dentro da lei. Saiba mais e fale com a nossa equipe aqui.