Veja agora: Qual a data para declarar Imposto de Renda 2022?

Índice

O imposto de renda é nada mais que um tributo federal, como já se diz no nome, é relacionado a renda. Esta declaração serve para acompanhar a evolução de seu patrimônio. Para que o acompanhamento seja feito da maneira necessária, o governo solicita a trabalhadores e pessoa fiscal que declarem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais. O valor investido por meio do imposto de renda é usado para investir em projetos do governo, direcionados para serviços públicos, como educação e saúde pública.

Muitas pessoas ainda têm dúvida de qual a data para declarar imposto de renda 2022, com isso, vale lembrar que é importante ficar atento nas datas e nos prazos, porque uma multa é cobrada de quem se encaixa nos critérios de declaração de renda e não faz dentro do prazo estimado.

Afinal, qual a data para declarar Imposto de Renda 2022?

Em 2022, o prazo foi estipulado até o dia 31 de maio, este foi o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda. É necessário ficar atento às informações que você precisa saber antes de declarar seu imposto.

Se caso você deixar de declarar seu imposto de renda, pode haver consequências severas, pois as penalidades podem ser complicadas, contas bancárias podem ser bloqueadas, pode ocorrer o impedimento da emissão de passaporte e entre outras penalidades. Nossa equipe contábil pode te ajudar em questões sobre dificuldades contábeis, aqui na Digiconts nós sabemos como é essencial manter todos os pagamentos de tributos em dias.

Quais são as penalidades sofridas por sonegação de impostos?

Entendemos que é essencial saber qual a data para declarar Imposto de Renda 2022, com isso, também sabemos que conforme não pagamos o Imposto de Renda, podemos sofrer certas penalidades ou receber multas. Segundo o artigo 1º da Lei 4.729/65, entendemos a partir disso várias condutas que são consideradas como crimes de sonegação, esses crimes podem se dividir entre: prestar declaração falsa ou omitir informações necessárias ao Fisco, fraudar livros exigidos pelas leis fiscais, alterar fatura ou documentos relativos a operações mercantis, aumentar despesas para obter redução de impostos, dentre outros tipos de injúrias.

A pena de detenção é avaliada de 6 meses até 2 anos, além de também ter a multa. Se o condenado for primário, a pena será apenas multa, onde o valor equivale a 10 vezes o valor do tributo.

Mas se o crime for cometido por um funcionário público com relação a fiscalização e arrecadação de tributos, a pena pode ser até 3 vezes maior. Entenda agora um pouco da penalização segundo a Lei nº 4.729, de 14 de julho de 1965:.

    § 1º Quando se tratar de criminoso primário, a pena será reduzida à multa de 10 (dez) vezes o valor do tributo.

        § 2º Se o agente cometer o crime prevalecendo-se do cargo público que exerce, a pena será aumentada da sexta parte.

        § 3º O funcionário público com atribuições de verificação, lançamento ou fiscalização de tributos, que concorrer para a prática do crime de sonegação fiscal, será punido com a pena deste artigo aumentada da terça parte, com a abertura obrigatória do competente processo administrativo.

calculo

Quais os Documentos Necessários para Declarar o Imposto de Renda

Agora que sabemos qual a data para para declarar Imposto de Renda 2022 que começou no dia 7 de Março e terminou no dia 31 de Maio, neste período era necessário saber e ter em mãos as devidas papeladas e documentos.

As regras para quem deveria declarar o Imposto de Renda foram divulgadas pela Receita Federal, os documentos necessários são:

  • CPF dos dependentes: para os que possuem dependentes na declaração, é necessário informar todos, inclusive o das crianças.
  • Informar rendimento das empresas
  • Informar rendimento de bancos e corretoras
  • Extrato de INSS
  • Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis
  • Recibos de médicos, dentistas e área da educação
  • Comprovante de comprar e venda de bens

Devido a nossa organização e atendimento, nós conseguimos ajudar a agilizar todo esse processo para que nas próximas datas você possa pagar seu imposto de renda sem precisar continuar fazendo diversos cálculos.

Esse texto faz parte da missão da Digiconts de deixar o conhecimento contábil acessível no mundo empresarial. Somos uma empresa de contabilidade digital para empresários digitais, nosso objetivo é manter sua empresa regularizada e economizando impostos dentro da lei. Saiba mais e fale com a nossa equipe aqui.

pagamento

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Autor:

_diginews

Assine nossa newsletter!